close

O que fazer em Lisboa – Passeios e lugares para visitar e conhecer

lisboa-portugal-o-que-fazer
Lisboa - Dicas do que fazer (foto por nit.pt)

Saber o que fazer em Lisboa é o item número um de quem deseja contemplar os encantos desta terra e conhecer diversos locais primordiais para a história da Europa e sobretudo do Brasil. Para saber quais são esses passeios e lugares, confira nosso post.

Dicas sobre o que fazer em Lisboa

Visitar o Miradouro Nossa Senhora do Monte

miradouro-da-senhora-do-monte-lisboa

Este é um dos pontos mais favoráveis para ter uma ampla (e bela) vista da cidade de Lisboa. Localizado no Largo Monte, este mirante é o lugar certo para tirar belíssimas fotografias da capital portuguesa.



Para otimizar o resultado das fotos, recomenda-se visitar o local nas primeiras horas da manhã ou ao final da tarde, aproveitando o indescritível pôr do sol.

Passear pelo Museu Calouste Gulbenkian

Museu Calouste Gulbenkian lisboa portugal

Este é um dos mais visitados museus de Lisboa. Ele disponibiliza uma bela exposição de itens típicos da arte clássica, oriental, egípcia, islâmica, greco-romana etc.

Além disso, são expostas peças do século XI até o século XX, revelando toda riqueza da arte europeia. Este local funciona de quarta à segunda, das 10h às 18h. Para saber mais informações de horários e preços, acesse: https://gulbenkian.pt/museu/informacoes/bilheteira/

Passear de bondinho

passear de bonde em lisboa é uma dica do que fazer

Visitar Lisboa sem passear de bondinho, um dos maiores símbolos de Portugal,  é como visitar Paris sem ver a Torre Eiffel. Este meio de transporte utilizado há várias décadas ainda se mantém na cidade em atendimento aos turistas.



Por meio desses bondes, é possível passear pelos mais tradicionais bairros de Lisboa, aproveitando para tirar fotos das pitorescas vielas, pontos históricos e sentir-se como um português andando nos bondinhos do século passado.

Os bondinhos antigos de número 12 e 28 são os recomendados aos turistas, sendo indicado pegá-los no início do trajeto, ou seja, na Praça Martim Moniz, de onde partem os bondes. Os bondes funcionam das 7h30 às 21h55.

Passear pelo Bairro do Chiado

Lisboa_Baixa_Chiado_Arco_Augusta

Este é um dos bairros mais tradicionais no que diz respeito sobre o que fazer em Lisboa. Trata-se de um lugar repleto de teatros, igrejas, museus, palácios, cafés, restaurantes e muitos outros atrativos.

Vale ressaltar que este era o bairro mais frequentado pelos escritores e intelectuais portugueses que viveram no século passado, entre eles Fernando Pessoa.

Visitar o Mosteiro dos Jerônimos

Jerónimos-visitar-lisboa-dica

Também conhecido como Mosteiro de Santa Maria de Belém, este local é tido como um dos principais pontos turísticos de Lisboa. Esta construção datada do século 16 possui uma arquitetura surpreendente tanto na parte externa quanto interna, onde é possível observar toda influência da Igreja Católica na cultura portuguesa.

Além disso, ao lado deste mosteiro, está localizada a padaria que oferece os legítimos Pastéis de Belém, criados pelos trabalhadores do Mosteiro dos Jerônimos por volta do ano de 1834.



É recomendado visitar este local no início da manhã ou ao final da tarde, quando o sol está ameno. Além do Mosteiro dos Jerônimos, neste local também está uma igreja que abriga os túmulos de Vasco da Gama e Luís de Camões.

Caminhar pela Avenida da Liberdade

Avenida da Liberdade em lisboa

A Av. da Liberdade em Lisboa é reconhecida pela presença de lojas de grife localizadas em suntuosas construções. Além disso, o local é bem arborizado e conta com excelente espaço com bancos e calçadas, ideal para passar o final de tarde e contemplar o clima sofisticado desta avenida, aproveitando é claro para tirar excelentes fotos.

As lojas na Av. Liberdade funcionam todos os dias das 10h às 19h30.

Visitar a Sé de Lisboa

se-lisboa

A Sé de Lisboa consiste na maior igreja da cidade, sendo um dos pontos mais visitados pelos turistas. A arquitetura deste local é indescritível, sobretudo na parte interna.

Formada por grandes colunas e tetos altos com diversos detalhes, é possível observar como o catolicismo influenciou nas principais construções dos países europeus.

Visitar o Museu do Coche

Museu do Coche lisboa portugal

Este museu localizado na Praça Afonso de Albuquerque revela por meio da exposição de coches toda exuberância (e extravagância) da corte portuguesa nos séculos passados. Os exemplares vãos dos mais simples aos mais luxuosos, onde muitos inclusive foram feitos com grande quantidade de ouro.

As visitas a este museu estão disponíveis todos os dias das 10h às 18h. Para saber mais informações de horários e preços, acesse: http://museudoscoches.pt/pt/visite/

Caminhar pela Rua Augusta

rua-augusta-lisboa

A Rua Augusta consiste em um dos locais mais badalados de Lisboa. Situada entre duas praças, a Praça do Rossio e a Praça do Comércio, ela é repleta de bares, restaurantes e diversas lojas onde os turistas costumam comprar vários itens, incluindo lembrancinhas.

Comer na Pastelaria de Versailles

Versailles

Este é um dos locais mais propícios para fazer refeições rápidas. Além da atraente arquitetura do prédio, os clientes poderão contar com um atendimento impecável ao experimentar todas as iguarias da culinária portuguesa.

Esta pastelaria está localizada na Av. da República e funciona todos os dias das 7h20 às 00h.

Contemplar o Panteão Nacional

Panteão Nacional ponto turistico de lisboa

Localizada no Campo de Santa Clara, esta construção é um dos grandes símbolos da cultura portuguesa. A área interna deste palácio possui uma impressionante arquitetura, onde também são expostas algumas peças de arte.

Além de toda esta beleza, o terraço deste palácio oferece uma linda vista do Bairro de Alfama e do Rio Tejo, tornando o passeio ainda mais interessante. O palácio funciona de terça a domingo das 10h às 18h. Para saber mais informações de horários e preços, acesse o site oficial aqui.

 

Dicas extras sobre o que fazer em Lisboa

Além de saber sobre os principais passeios e pontos turísticos de Lisboa, é fundamental planejar um roteiro diário, buscando conhecer no mesmo dia os locais mais próximos entre si. Isso poupa tempo e dinheiro dos turistas.

Outra dica essencial consiste em ficar atento aos dias e horários de funcionamento de todos os locais a serem visitados, evitando deslocamentos desnecessários.

O serviço de metrô em Lisboa é muito eficiente. Para utilizá-lo adequadamente, é imprescindível informar-se de todos os horários e destinos. Em suma, uma viagem inesquecível também requer planejamento.

Como é fácil perceber, saber o que fazer em Lisboa é o que não falta, já que a capital portuguesa oferece inúmeros passeios e lugares com grande riqueza cultural, arquitetônica e é claro, gastronômica.

Fotos:
www.lisbonlux.com
www.cm-lisboa.pt
vortexmag.net
zap.aeiou.pt
cm-lisboa.pt
hotel-marquesdepombal.pt
liveportugal.pt
melhoresdestinos.com.br