close

Gouveia em Portugal – Dicas, pontos turísticos, o que fazer e onde ficar

Gouveia: Foto por- mapio.net

Gouveia em Portugal é uma das cidades mais visitadas pelos turistas que desejam conhecer os encantos da “terrinha”, proporcionando deliciosos passeios e muito conhecimento histórico.

Para saber quais atrativos esta cidade oferece e obter dicas quanto ao roteiro da viagem, fique de olho no nosso post.

Gouveia em Portugal – Dicas

Gouveia fica a 310km de Lisboa. Para chegar, é possível fazer uso do transporte de trem, avião ou carro. Em termos de custo/benefício, os turistas que visitam a região recomendam o trem, já que o valor das passagens é mais acessível e dessa forma é possível contemplar a paisagem durante o trajeto.

Assim como as demais cidades portuguesas, o período ideal para conhecer Gouveia consiste nos meses de setembro, outubro, novembro, março, abril e maio que correspondem às estações de outono e primavera, respectivamente.


Publicidade:

Pontos turísticos de Gouveia em Portugal

Igreja do Antigo Convento da Madre de Deus

convento-madre-de-deus
Igreja do Antigo Convento da Madre de Deus

Trata-se de uma das construções mais importantes da cidade. Embora a arquitetura externa desta igreja seja simples, o interior dela possui diversos detalhes em ouro e murais com os famosos azulejos portugueses.

Recomenda-se visitar o local nas primeiras horas da manhã, aproveitando o clima mais ameno e iluminação favorável.

Castelo de Folgosinho

castelo-de-folgosinho
Castelo de Folgosinho

Este pequeno castelo fica localizado na parte mais elevada da cidade, onde além de ver as ruínas desta importante construção portuguesa, os turistas poderão usufruir de uma excelente vista da cidade de Gouveia, aproveitando para tirar ótimas fotografias.

Museu da Miniatura Automóvel

museu-da-miniatura-automovel
Museu da Miniatura Automóvel

Este museu localizado na Mestre Abel Manta é outro dos locais mais visitados pelos turistas que passam por Gouveia.

São expostos diversos carros em miniatura dos mais diversos modelos, fazendo a alegria dos apaixonados por carros e também das crianças.

Barragem do Vale do Rossim

barragem-do-vale-do-rossim
Barragem do Vale do Rossim

Para quem deseja curtir a natureza e respirar ar puro, este é o lugar mais que ideal. Os turistas que passam por este local garantem que estar ali é sinônimo de obter momentos de paz, tranquilidade e é claro, ótimas fotos.

Além da bonita paisagem, o lugar disponibiliza boas opções de bares e restaurantes, favorecendo ainda mais o descanso.

Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta

museu-municipal-de-arte-moderna-abel-manta
Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta

Além da arquitetura de séculos atrás, este museu disponibiliza uma visita guiada onde os turistas poderão ver diversas obras e objetos que retratam a história do país e dessa região portuguesa.


Publicidade:

O que fazer em Gouveia em Portugal 

Passear pelo Parque Ecológico de Gouveia

Além de este parque possuir uma rica vegetação, onde os turistas adoram aproveitar para caminhar de manhã e ao final da tarde, neste local é possível ver diversos animais como veados, javalis, faisões, raposas etc.

Visitar o Paço de Melo

Este local consiste em um conjunto de ruínas de uma construção barroca quinhentista, onde os viajantes costumam parar para tirar fotos aproveitando o cenário introspectivo.

Visitar a Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira

Este local consiste numa construção tipicamente barroca construída no século 18, onde é abrigado um grande acervo de livros com as mais importantes obras literárias portuguesas.

Passear pela região

Além de conhecer os pontos turísticos de Gouveia, para aproveitar ainda mais a viagem recomenda-se passear de carro ou ônibus pelas cidades da região, aproveitando para apreciar a paisagem do entorno e também se aventurar pelas cidades menores de Portugal.

Almoçar no Restaurante Lá em Casa

Para quem deseja usufruir dos melhores pratos da culinária portuguesa em Gouveia, nada melhor que parar para almoçar neste restaurante localizado na Av. Dom Manuel.


Publicidade:

O cardápio oferece suculentas carnes bovinas e suínas, cozidos, arroz temperado, frutos do mar e magníficas sobremesas e vinhos para tornar a refeição ainda mais especial.

Visitar a cidade de Porto

Porto, uma das principais cidades portuguesas fica a apenas 168 km de Gouveia. Por este motivo, os turistas que visitam esta cidade geralmente optam por passar pelo menos 1 ou 2 dias em Porto, aproveitando a degustação de  deliciosos vinhos e a bela paisagem do lugar.

Visitar a cidade de Guimarães

A charmosa cidade histórica de Guimarães fica a apenas 218 km de Gouveia, sendo também um dos locais mais procurados pelos turistas que desejam mergulhar na cultura portuguesa.

Recomenda-se passar de 1 a 2 dias em Guimarães, aproveitando para conhecer as praças, igrejas, castelos, paços e demais pontos turísticos que recordam totalmente o período da Idade Média.

Gouveia em Portugal – Onde ficar

Madre de Água Hotel Rural

Esta é, sem dúvida, uma das melhores opções para ter uma excelente estada em Gouveia. Localizado na Quinta Madre de Água, este hotel oferece acomodações modernas, confortáveis e extremamente limpas.

O espaço também conta com área de lazer onde fica uma piscina e nas regiões do entorno do hotel há uma espécie de fazendinha com alguns animais.

Além de oferecer um excelente café da manhã, o restaurante disponibiliza ótimos pratos no almoço e jantar, incluindo generosas tábuas de frios, vinhos e sobremesas para acompanhar.

Eurosol Gouveia

Situado na Avenida Primeiro de Maio, este é um dos hotéis que mais se destacam pelo custo/benefício oferecido aos turistas.

Embora as acomodações sejam simples, elas são bem limpas e confortáveis, oferecendo tudo o que os hóspedes precisam para uma noite de descanso.

O restaurante oferece um bom café da manhã, onde os turistas poderão abastecer as energias antes de iniciar os passeios pela cidade.

Quinta do Adamastor

Este é um dos hotéis mais bonitos e agradáveis da região. Situado na Rua do Hospital, além de quartos/banheiros confortáveis e impecavelmente limpos, o lugar conta com uma deliciosa área de lazer com piscina e caprichosamente arrumada.

O espaço do restaurante é bem agradável e onde é servido um generoso e variado café da manhã com ótimas opções de frios, pães, doces, omeletes e bebidas quentes e geladas.

Para garantir a hospedagem em um desses locais por valores interessantes, é fundamental efetuar uma pesquisa de preços e efetuar as reservas com máxima antecedência.

Com todas essas dicas, a viagem para Gouveia em Portugal será excelente, fazendo com que os turistas conheçam diversos encantos desse país tão importante para a história do Brasil.

Fotos Por:
lisboahojeeontem.blogspot.com.br
aovirardaesquina27.blogspot.com.br
mapio.net
panoramio.com
booking.com
mapio.net